Fim de jogo no Soccer City, Brasil venceu e seleção da Costa do Marfim por 3x1. Para os mais críticos, a seleção foi burocrática e utilizou apenas de contra-ataques e jogadas pragmáticas para atacar a seleção africana. Alguns, inclusive, criticam a falta de brilhantismo desta seleção, caracteristica essa que estaria presente em todas as grandes seleções do planeta.
Mas o que se viu hoje foi, na verdade, um grande jogo. A maior seleção do mundo, a brasileira, enfrentou a mais forte seleção africana desta Copa do Mundo, com uma defesa experiênte e um ataque assustador. E venceu. Não só venceu, mas venceu bem, com autoridade, com dedicação e com aplicação. Em um contra-ataque, Luis Fabiano recebeu a bola nas costas da defesa e bombardeou o goleiro Barry. Num segundo lance, o fabuloso dominou a bola, driblou os defensores e bateu com estilo, deixando a bola quicar e matando o goleiro costa-marfinense. Por fim, Kaká foi a linha de fundo e num passe cruzado deixou Elano na cara do gol, numa típica jogada de clubes europeus.
Kaká, por sinal, entrou na pilha dos jogadores africanos e acabou sendo expulso, o que era um temor não só meu, mas também de outros colegas do Aprendiz na Copa durante um bate-papo feito no intervalo. Apesar do lance infantil, que critiquei fortemente durante a partida, não se pode punir Kaká. O jogador já estava apanhando havia um bom tempo e a arbitragem, muito fraca, nada fez para combater a violência em campo. A seleção pode vir a sentir muita falta do experiente e habilidoso camisa 10 que, mesmo tendo jogado o que pode nesta Copa, vem fazendo boas partidas e hoje foi fundamental em dois gols da seleção brasileira.
Assim, podemos considerar que este foi uma das melhores partidas desta Copa do Mundo. Erros de arbitragem, gols em contra-ataques, jogador entrando em jogada sabendo que se daria mal - que foi o caso do Elano e que, felizmente, deve jogar contra Portugal, uma equipe com muita raça indo, para o delírio dos saudosistas de plantão, com tudo para a próxima fase de forma copeira, como é preciso em Copas do Mundo.
O jogo contra Portugal promete ser interessante. Veremos se a seleção fará um jogo de comprades e se preservará para enfrentar o adversário do grupo F (acredito que será Espanha ou Chile) ou se irá com tudo pra cima dos lusitanos em busca dos 100% de aproveitamento. De qualquer forma, a Seleção Brasileira orgulha o povo brasileiro com dedicação e vitórias. E aos que acreditam que o Brasil não tem chances nessa Copa, refresco a memória lembrando que o Brasil venceu os principais adversários nesses últimos anos. Portugal, Argentina, Inglaterra, Itália. Dentre os favoritos faltou a Alemanha, que apesar do bom futebol já tropeçou na última rodada, e a Espanha, que aposta muito na posse de bola mas que não está conseguindo jogar bem contra grandes defesas.
domingo, 20 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário