quarta-feira, 2 de junho de 2010

Os mistérios da Coréia do Norte


Um país fechado para o mundo. Assim é a Coréia do Norte, que há vários anos é sustentada por um regime comunista, com trânsito quase nulo com o exterior. Na copa do mundo de 2010 na Africa do Sul, a seleção asiática, que irá participar pela segunda vez de uma copa do mundo, adotou o mesmo procedimento durante a competição.

Desde a última terça-feira, 1º, quando os norte-coreanos chegaram a Africa do Sul, tudo é proibido na concentração da equipe, primeira adversária do Brasil na copa, em partida que acontece no próximo dia 15 de junho, no Estádio Ellis Park, em Joanesburgo.

Um sul-africano foi contratado pela delegação para auxiliar a seleção na comunicação com a imprensa internacional, informando aos jornalistas que nada estava autorizado. O responsável, que não se identificou, salientou ainda que caso alguém tirasse fotos ou tentasse realizar entrevistas com os jogadores, poderia ser expulso do hotel onde a seleção está concentrada, na cidade de Midrand.

Em uma época onde a democrácia impera na maioria das nações, a Coréia do Norte é um atraso na sociedade atual. A iminência de uma guerra com o país vizinho, Coréia do Sul, envolvendo questões como o armamento nuclear não condiz com o que queremos para o futuro de nossos filhos, netos e bisnetos, de relatar que o nosso mundo vivenciou mais uma guerra e que milhões de vidas foram ceifadas em beneficio da ganância e do poder.

Assim como na copa de 1998, na França, quando EUA e Irã se enfrentaram no chamado "jogo da paz", a nossa torcida fica para que a participação da Coréia do Norte na copa do mundo seja o início da paz e da abertura mundial para este país e este povo tão reprimido por esta ditadura comunista movida por um poder sub-humano. Por que não torcer para termos na próxima fase, o confronto entre Coréia do Norte x Coréia do Sul, para através do futebol, aparar as arestas e novamente selar a paz entre os povos.

0 comentários:

Postar um comentário