domingo, 23 de maio de 2010

Oficina para comentarista

Como já foi comentado em outros posts, tivemos nossa primeira aula de radiojornalismo esportivo na última sexta-feira, dia 21, durante a qual tivemos nossos primeiros ensinamentos com o gerente de jornalismo da Rádio Gazeta Am, Leandro Siqueira, e o primero contato com o microfone, durante o programa Estúdio Interativo, sob o comando de Josemar Santos.

Nos nossos próximos encontros, vamos aprofundar as funções jornalísticas que são exercidas no jornalismo esportivo durante um jogo de futebol, como narrador, apresentador, comentarista, plantonista e repórter, que depois serão aplicadas por nós e avaliadas pelos jornalistas da Rádio e pelo público.

Fazendo minha leitura diária em sites de notícia e blogs ligados ao futebol, encontrei um post do David Coimbra, que hoje foi publicado na Zero Hora dominical, intitulado: "Aprenda a ser comentarista". O texto é interessante, com aquele toque característico de humor do David, e cai bem no momento em que nós, aprendizes, estamos. Ele dá algumas dicas um tanto quanto generalistas, eu diria, e sugere que fará uma oficina de comentarista. De repente, o que o Leandro Siqueira vai nos dizer, nas próximas aulas é: "Não façam o que o David disse". Mas, mesmo assim, vale a pena fazer uma reflexão sobre. Por isso, resolvi compratilhá-lo. Basta acessar este link para ler o texto opinativo.

Eaí, o que me dizem?

3 comentários:

Anônimo disse...

Vahn, parabéns pelo achado. É bem certinho aqueles passos. Difícil ver um jogo que os comentários citados não estejam presentes. As aprendizes farão escola como a "Fernandinha" Zaffari.

Demétrio de Azeredo Soster disse...

Muito bom, menina! Adorei quando ele comparou Frankfur ao "interior de Sapucaia sem Trensurb às duas da madrugada". Bom demais.

Tiago Garcia disse...

Parabéns Vanessa, show de bola este teu post!

Concordo plenamente com o que diz meu colega João Caramez, os comentaristas de hoje são óbvios e nunca perdem, seguem como uma onda do mar. Estes ensinamentos do David Coimbra terão muitos aprendizes no futuro!!!

Abraços!!!!!

Postar um comentário