quinta-feira, 1 de julho de 2010

O Brasil que enfrenteou o Chile

A Seleção Brasileira não mudou o esquema de jogo tampouco as suas caracteristicas frente a seleção chilena na última partida. A provada é o headmap abaixo, fornecido pela FIFA e que mostra o posicionamento dos jogadores da seleção Brasileira.

Na imagem, podemos perceber que a primeira linha é formada pelos números Maicon - 2, Lúcio - 3, Juan - 4 e Michel Bastos - 6, sendo que Maicon vai mais ao ataque que Michel Bastos e por isso está mais avançado no headmap acima. O meio-campo, que é assimétrico, é formado por Gilberto Silva - 8, que fecha pela direita, Ramires - 18, que fecha a esquerda e mais a frente por Daniel Alves na direita e Kaká centralizado. Apesar do headmap mostrar Robinho - 11 quase ao lado de Luis Fabiano - 9, por ter sido o local que mais atuou, o camisa 11 da Seleção é mostrado no mapa de calor com muita atividade até mesmo no circurlo central do campo, mostrando toda a sua movimentação. Na frente, restringindo-se ao centro, esta Luis Fabiano.




O mapa acima, por outro lado, mostra o posicionamento dos jogadores da Seleção Brasileira durante os ataques. O mesmo foi feito baseado no mapa de calor dos jogadores. A curiosidade em relação a partida contra o Chile é que Gilberto Silva comumente fechava pelo lado esquerdo, dando cobertura a Juan, devido aos avanços constantes de Ramires, e não pelo lado direito como na maior parte do tempo Essa necessidade de cobertura não planejada acabava por abrir um buraco no lado direito de defesa da Seleção e, como dito no meu post anterior, diversos jogadores chilenos exploravam esse lado de jogo obrigado Maicon a encarar até 3 jogadores - Vidal, Beausejour e Gonzales mais especificamente.

0 comentários:

Postar um comentário