quinta-feira, 8 de julho de 2010

Um gigante de 178 centimetros

Durante a partida entre Espanha e Alemanha, ontem, eu disse que a Espanha já havia percebido que não conseguiria chegar ao gol alemão por jogadas aéreas devido a baixa estatura de seus jogadores e a alta estatura dos jogadores alemães. Ledo engano.

Carles Puyol, um monstro que pode ser considerado o dono do jogo. Na defesa, era onipresente e afastava todas as bolas. No ataque, posicionou-se a passos da meia lua, sem marcação, e avançou em direção a pequena área no momento da cobrança do escanteio. Gerard Piqué se encaminhou de bloquear Khedira e ele, Carles Puyol i Saforcada, um metro e setenta e oito centimentros, oitenta quilogramas, trinta e dois anos de idade, subiu mais alto que todo mundo, se antecipou a todos, e deu um testaço mortal rumo ao arco designado a proteção de Neuer.

O Site ZM, especializado em análises táticas, rendeu-se a raça e qualidade de Puyol e definiu a partida como "Espanha 1-0 Alemanha: Pressionando, passando e Puyol". Xabi Alonso, companheiro de seleção e rival de clube (atua no Real Madrid), o definiu como "um javali selvagem".

A Espanha chega pela primeira vez na final da Copa do Mundo. Antes disso, o seu melhor resultado foi um 4º lugar em 1950, na Copa do Mundo do Brasil. Enfrentará a Holanda, dona de 2 vices, com muito mais tradição em Copas, mas igualmente sem tradição de títulos. Um duelo interessante, e que pela primeira vez não contará ou com a Alemanha, ou com a Argentina, ou com o Brasil ou com a Itália.

Que comecem as apostas. Eu, por hora, aguardarei o que dirá o polvo alemão.

0 comentários:

Postar um comentário